domingo, 27 de fevereiro de 2011

Supercomputador Inspirado em Gatos!

Um engenheiro da Universidade de Michigan pretende construir um supercomputador baseando-se no modelo de funcionamento do cérebro de gatos. O engenheiro chamado Wei Lu que fez Doutorado pelo Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da Universidade de Princeton, elaborou um dispositivo que imita o comportamento do cérebro dos felinos para um dia chegar a imitar o comportamento do cérebro humano.



Mermstors x Transistores:

Os Mermstors substituirão os transistores antigos. Eles têm a capacidade de memória, de armazenar informações passadas. Dessa forma, ao interromper a voltagem do dispositivo, o memristor ainda “se lembrará” das propriedades dos sinais elétricos que passaram por ele.




É possível fazer uma comparação entre os memristors e as sinapses, junções usadas pelos neurônios para comunicação. São as sinapses que possibilitam que os neurônios formem circuitos dentro do nosso sistema nervoso e, por isso, elas são essenciais para a “computação” realizada pelo cérebro.
Se analisarmos um computador normal, perceberemos que os dispositivos que cuidam da lógica e da memória estão separados, localizados em partes diferentes do circuito. Como resultado disso, o computador trabalha de maneira linear, passo a passo. E executando processos dessa forma, ele demora mais e, por consequência, gasta mais energia.
Já o cérebro trabalha diferente, realizando muitas operações em paralelo ou simultaneamente. Isso faz com que uma pessoa ou um gato possa reconhecer um rosto quase que instantaneamente, por exemplo.


Aplicações

O que Lu e outros pesquisadores da Universidade de Michigan estão  fazendo é usar um memristor para ligar dois circuitos eletrônicos, assim  como uma sinapse liga dois neurônios. O fortalecimento da conexão entre  neurônios, estimulados um em relação ao outro, é o que os cientistas  acreditam ser a base do aprendizado e da memória nos cérebros de  mamíferos.  Ao imitar isso em um modelo computacional, o sistema  torna-se capaz de memorizar e de aprender processos.
Os pesquisadores descobriram ser possível alterar a duração e a  sequência da voltagem aplicada ao sistema para aumentar ou diminuir  gradualmente o nível de sua condutividade elétrica. De acordo com Lu,  mudanças similares acontecem na condutividade das sinapses, em nossos  cérebros, e é isso que possibilita a memória de longo termo.
Com o modelo de supercomputador proposto pelos pesquisadores, seria  possível que esse “cérebro eletrônico” calculasse rapidamente  o caminho  mais curto entre um ponto e outro e pudesse recalcular quase que  instantaneamente caso algo modificasse o cenário.
Lu acredita que um projeto desses seria especialmente interessante  para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que poderiam adotar o  sistema para armas, robôs e veículos não tripulados.
Dessa forma, quando algo atrapalhasse o caminho de um desses robôs ou  veículos, por exemplo, eles não precisariam enviar novas imagens para o  centro de operações e esperar por novos comandos emitidos pelos  militares. Os robôs seriam capazes de tomar suas próprias decisões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário